top of page
Ric Napoleon

Ricardo Napoleão estreia profissionalmente como ator em Berlim, em 1990, com o espetáculo Vento, dirigido por Raimund Hoghe, dramaturgo da companhia de teatro-dança de Pina Bausch.

 

Atua como ator e coautor no espetáculo November, sobre a queda do Muro de Berlim, com o grupo Theater der Klänge, em Düsseldorf.

 

Em Paris, participa de workshops no Théâtre du Soleil, sob a direção de Ariane Mnouchkine e forma-se em 1994 na École Internationale de Théâtre Jacques Lecoq.

 

Escreve o prefácio da edição brasileira do livro O Corpo Poético, de Jacques Lecoq.

 

Atualmente, é pesquisador colaborador no ICNOVA – Instituto de Comunicação da Universidade Nova de Lisboa, com estágio de pesquisa no IRCAV – Institut de recherche sur le cinéma et l’audiovisuel, unidade da Université Sorbonne Nouvelle – Paris 3.

 

Com uma trajetória que articula cena, pensamento e linguagem, desenvolve projetos como autor e pesquisador nas áreas das artes cênicas, do cinema e das mídias contemporâneas. Seus trabalhos — livros, palestras e cursos — exploram a potência do corpo, da imagem e da narrativa no mundo atual, conectando arte e crítica, experiência e reflexão.

Bio .

 Paris + Lisboa + São Paulo, Brasil  

ilustrações Caio Borges |  design Antonia Ratto

© Ricardo Napoleão 2017

bottom of page